sábado, 9 de novembro de 2013

Problemas com a saúde do hamster e como tratar.



→ Hamster são animais muito resistentes porém tem um curto tempo de vida. Raramente que um animal desse vá ter algum certo tipo de problema grave, é difícil mas, não impossível.

Fique em alerta quando seu hamster dê sinais de:.

☺ Queda de pêlo;
☻ Falha da pelagem;
☺ Diarreia;
☻ Olhos semi-abertos e com abcessos;
☺ Frequentes espirros;
☻ Ganho de peso acima do normal;
☺ Rabo molhado.


Queda de pêlo / Falha na pelagem
Imagem retirada de www.lovelyhamster.com

Isso pode ser um sintoma de sarna, micoses ou até mesmo fungos. Hamster idosos são mais propícios a ter perda de pêlo, o que é extremamente normal se não for acompanhado por coceira frequentemente. Também é normal a queda de pêlo se a hamster fêmea estiver prenha.
Tratamento:. Colocar em um recipiente um colher de chá de enxofre em 100 ml de água. Misturar bem. E por fim com um pincel, passe nos lugares que o hamster apresenta falha na pelagem. 

*Caso os sintomas persistam procure um médico veterinário.

Diarreia
maniasdehamster.blogspot.com

Isso é um sinal que há algo errado com a digestão do seu bichinho. Então procure suspender alimentos verdes e se você implementou algo novo na dieta do hamster, suspenda. A recuperação é rápida, pelo fato dos hamster's terem metabolismos rápidos.
Tratamento:. Após 24h que você suspendeu os alimentos da nova dieta e/ou os alimentos verdes, e não encontrou resultado, então coloque canela em pó em metade de uma colher de chá e em seguida coloque no bebedouro do hamster e agite bem.

*Caso os sintomas persistam procure um médico veterinário.

Olhos semi-abertos e com abcessos
hamsteredonos.blogspot.com

Pode ser sinal que seu hamster se machucou com alguma coisa ou algum corpo estranho está alojado no seu olho. Raramente é problema com catarata e entre outras doenças oculares.
Tratamento:. Pegue um contonete e mergulhe no soro fisiológico, em seguida passe de leve no olho do seu hamster. Em 5 dias ele já deve estar 100% outra vez.

*Caso os sintomas persistam procure um médico veterinário.

Frequentes espirros
lardohamstersirio.blogspot.com 

Os hamster's também podem adquirir resfriados e se não forem tratados podem desenvolver pneumonia. Se o problema dos olhos semi-abertos tiver ligado a espirros, fique atento.
Tratamento:. Procure colocar seu hamster em lugares com temperatura ambiente (26ºC / 27ºC) e coloque folhas de eucalipto em sua gaiola.

*Caso os sintomas persistam procure um médico veterinário.

Ganho de peso acima do normal
hamstersfofo.blogspot.com

Tenha cuidado para que seu hamster não fique acima do peso. A muitos problemas ligado a isso, tipo, diabetes, entupimento das veias, problemas no coração e entre outras doenças.
Tratamento:. Compre uma rodinha para seu roedor, e troque a alimentação. Comece a dar frutas duas vezes por semana, alpiste, semente de linhaça. Importante riscar da alimentação semente de girassol. Depois volte a dar gradualmente a semente.

*Caso os sintomas persistam procure um médico veterinário.

Rabo molhado


É a doença mais mortal dos hamster's. O roedor começa a apresentar diarreia aguda e fica com o pêlo molhado na parte de cima do rabo. Essa é uma doença infecciosa e altamente transmissível para outros roedores, então antes comprar outro roedor desinfecte a gaiola completamente.
Tratamento:. Não a cura para está doença, mas alguns hamster's conseguem combater por si só. Não há muito o que fazer, apenas dar vitaminas para o roedor.

*Caso os sintomas persistam procure um médico veterinário.
Compartilhe : :

20 comentários:

  1. Soro fisiológico pode arder se bater no olho deles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diogo!
      Não! Soro fisiológico é completamente apropriado para quaisquer animais.

      Excluir
  2. Meu hamster esta com a pele do focinho vermelha. O que pode ser,?

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Recomendo você procurar um médico veterinário. Mas esse sintoma pode ser de alergia, se for realmente, logo irá passar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá minha hamester está com uma bola vermelha perto do pescoço ela já te 2 anos e 2 messes então acho que possa ser um tumor à pesar dela não apresentar diarréia mais pode ser um abcesso mais não apresenta pus o que fasso?

    ResponderExcluir
  5. olá, minha ramster, esta com feridinhas nos dois cantinhos da boquinha, e o rabo molhado parece que esta meio fraquinha também :( estou passando pomada no local do machucado acho que pode ser fungo, estou preoculpada o que pode ser?

    ResponderExcluir
  6. A doença do rabo molhado e diarreia são a mesma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, não são, diarreia é causada por uma má alimentação, enquanto o rabo molhado é causado por uma bacteria

      Excluir
  7. Olá, meu Hamster Sirio tem bebido água mais do que o normal. Durante a noite e pela manhã. Antes não ocorria isto. Será sintoma de Diabete? Obg

    ResponderExcluir
  8. Vi hoje q meu hamster, tá com um caroço perto do rabinho e o rabinho tá molhado, o que fazer? Ele vai morrer???

    ResponderExcluir
  9. Minha hamster tá com rabo molhado já tem umas três semanas, ela tá tristonha,mas comporta normalmente, e bebe muita água, pus um remédio pra diarréia, seria melhor suspender e dar soro ou que fazer, tô desesperada

    ResponderExcluir
  10. Minha hamster tá com rabo molhado já tem umas três semanas, ela tá tristonha,mas comporta normalmente, e bebe muita água, pus um remédio pra diarréia, seria melhor suspender e dar soro ou que fazer, tô desesperada

    ResponderExcluir
  11. Minha hamster tá com rabo molhado já tem umas três semanas, ela tá tristonha, mas se comporta normalmente, e bebe muita água, tem um dia que limpei a gaiola e já tem um cheiro desagradável, coloquei um remédio pra diarréia, seria melhor suspender e dar soro ou que fazer, tô desesperada.

    ResponderExcluir
  12. Minha hamster tá com rabo molhado já tem umas três semanas, ela tá tristonha, mas se comporta normalmente, e bebe muita água, tem um dia que limpei a gaiola e já tem um cheiro desagradável, coloquei um remédio pra diarréia, seria melhor suspender e dar soro ou que fazer, tô desesperada.

    ResponderExcluir
  13. Olá minha hamster está a três dias com o corpinho todo molhado e agora está ficando avermelhada a barrigudà dela e o cheiro é muito forte ela come e bebe normalmente mas ela emagreceu muito, não sei o que fazer e também como pagar veterinário
    Por fim comecei a médicalá com antibiótico Trissulfin alguém pode me ajudar estou desesperada não quero ver lá sofrer

    ResponderExcluir
  14. Olá minha hamster está a três dias com o corpinho todo molhado e agora está ficando avermelhada a barrigudà dela e o cheiro é muito forte ela come e bebe normalmente mas ela emagreceu muito, não sei o que fazer e também como pagar veterinário
    Por fim comecei a médicalá com antibiótico Trissulfin alguém pode me ajudar estou desesperada não quero ver lá sofrer

    ResponderExcluir
  15. Olá. Meu hamster sírio tem 2 anos.. Sempre foi um animal saudável.. Porém de uns dias, ele começou a tomar muita água... Preciso encher o bebedouro dele de dois em dois dias, a serragem tenho que trocar de 3 em 3, de tanto que ele tem urinado..
    Gostaria de saber se isso é algum problema!!?
    Ele continua se alimentando normalmente e os dentes dele estão normais..
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Ola quanto a sede excessiva pode ser estresse, lembre-se que para cada hamster é necessário 40cm de fundo de gaiola no mínimo e e bom evitar o excesso de brinquedos e objetos no interior da gaiola

    ResponderExcluir
  17. Pode ser aplicado soro em hamster? Perto da barriga tipo injecao?

    ResponderExcluir
  18. Oi você pode me ajudar? meu hamster está com o intestino preso faz 2 dias que não evacua está com a barriga inchada, estou dando frutas e verduras e aveia pra ele mas até agora não evacuou o que posso fazer?obrigada desde já

    ResponderExcluir